Após uma pausa de alguns meses fora do FM 2015, resolvi voltar após ter visto um link por parte do fórum FM Brasil acerca de alguns desafios para o Football Manager 2015.



Um desses desafios é o "The San Marino Challenge", onde o objectivo é pegar no San Marino, clube do microestado situado na Itália, que milita na Serie C e levar esse mesmo clube à glória, bem como o próprio país.

Achei um desafio interessante, e foi isso que me fez voltar a jogar. Encaro este desafio como um teste ás minhas capacidades enquanto "Mister", sendo jogador de FM há alguns anos. Um desafio bem diferente do que estou habituado (levar o meu Sporting Clube de Portugal à glória), mas que me vai dar certamente um gozo incrível (espero eu).

O que dizer acerca do San Marino?

O modesto San Marino tem condições de treino medianas, condições de treino de camadas jovens abaixo da média, e um estádio que está em boas condições (apesar de ter sido construido em 1969!) e que conta com lotação máxima de 5250 pessoas. Nunca passou da Serie C para cima.
A imprensa diz que é candidato ao 12º lugar na Serie C (que está dividida em 3, eu estou na zona B), e os objectivos por parte da direcção são os seguintes:

- Serie C: Ficar a meio da tabela
- Taça Serie C: Chegar à Primeira Eliminatória

Vejamos então como são as competições:

A Serie C como disse é composta por 3 zonas (A, B e C), e eu estou na B juntamente com clubes como Pisa, Ascoli e Grosseto (os 3 grandes candidatos à vitória). É um campeonato normal, composto por 2 voltas, onde o primeiro classificado sobe directamente à Serie B, e os restantes 3 (2º, 3º e 4º classificados) têm acesso ao Playoff de Promoção com clubes das restantes zonas. Já para a despromoção (Playout) têm acesso os 3 clubes menor classificados (16º ao 19º).

Já a Taça Serie C decorre um pouco à imagem da nossa Taça da Liga, com apenas clubes da Serie C. Logo de início há 11 grupos de 3 equipas cada, onde é feita 1 volta. O primeiro classificado tem acesso à Primeira Eliminatória, bem como os 10 melhores 2º classificados. Depois existem 2 eliminatórias (Primeira e Segunda) de uma única mão, e logo após, a Terceira Eliminatória composta por 4 grupos de 3 equipas cada, também com uma volta, onde o 1º classificado tem acesso à Meia-Final da competição, que também decorre com apenas um jogo, bem como a Final.

Ready, set, go!


O agora "meu" modesto San Marino contará comigo, Cristiano, ex-Futebolista Amador a tomar conta da equipa principal. Escolhi este mesmo grau porque se adequa à realidade, e para se é para encarar este desafio a sério terá de ser assim. Já na parte de decidir que tipo de treinador sou (Treinador de Campo ou de Secretária), alinhei a barra de forma a que houvesse praticamente o mesmo número de atributos em cada um, de modo a tornar-me um treinador com atributos equilibrados, que fosse igual em tudo.

Em termos de orçamentos, o San Marino tem 14.1m€ para transferências e 105m€ para salários (que é o que é gasto quando o jogo começa). O que isto quer dizer? Terei sobretudo de me focar em jogadores a custo zero e, mais importante ainda, em empréstimos. O San Marino conta com o Cesena, clube afiliado que joga na Serie A. Com as boas relações existentes poderei obter jogadores sem pagar 1 cêntimo, o que é excelente.

Sejamos sinceros, o que se deve fazer com este desafio (clube em baixa divisão, orçamento baixo, etc) é subir de divisão o mais depressa possível, de modo ao clube poder ganhar prémios de direitos televisivos, prémios de competição, etc... tudo isto que deverá ser gasto em melhoramentos das camadas jovens, porque são elas que garantem o futuro (risonho) do clube. A seu tempo também as condições de treino e o estádio terão de ser melhorados, mas há que definir prioridades.

Neste preciso momento encontro-me praticamente a meio da época, por isso apenas falarei neste post acerca do início deste desafio e as decisões que tomei logo de início. Acompanhem o blog para saber mais novidades acerca de como o desafio está a correr, e como sempre, comentem! Deixem a vossa opinião!