Como já devem ter lido, o meu clube favorito é o Sporting Clube de Portugal, e é por aqui que vou começar. Por ser um grande clube em Portugal, alguns podem pensar que é um save fácil e não desafiante.

Meus amigos, acho que estão profundamente errados. O Sporting apesar do GRANDE clube que é, neste início de época de 2014 apresenta um péssimo resultado na época anterior, um 7º lugar que em nada reflecte a história do clube. No entanto, creio que irei conseguir atravessar as dificuldades (financeiras e desportivas) e fazer renascer este grande clube.

Foi-me oferecido um contrato de 77,000 € por mês, o que não é nada mau para mim, que sou um estreante nestas andanças. Tenho contrato até daqui a cerca de 1 ano, em Junho de 2014.

Não estamos a começar bem...


Começo a compreender o desejo forte dos adeptos em dar a volta à situação, e a dimensão deste desafio, que certamente me dará algum trabalho.

Vou agora ter uma reunião com o Presidente recém-eleito Bruno de Carvalho. Vamos lá ver o que me espera...


O Sr. Presidente é bastante simpático, e deu-me as boas-vindas ao Sporting da melhor forma, pôs-me logo à vontade. Certamente que apoio por parte da direcção não me faltará, irei tentar corresponder às expectativas.


Em termos de Orçamento, o Sporting apresenta um orçamento de cerca de 1,7 Milhões de Euros para salários, e cerca de 3,5 Milhões de Euros para transferências, o que mostra as sérias dificuldades financeiras que o clube atravessa. Vamos ver o que se consegue fazer.

Vou agora ter oportunidade de conhecer o meu Plantel, e ter uma reunião com o meu Treinador-Adjunto - António Vieira, curiosamente o mesmo de Leonardo Jardim, que era o treinador antes de eu chegar.
Após uma curta conversa, ele colocou-se à disposição, indicando que me iria apresentar um relatório de equipa para que pudesse visualizar a actual capacidade do Plantel, bem como pensar em potenciais reforços que possa eventualmente contratar.



No Sporting, sem dúvida que o melhor jogador que temos é o Guarda-Redes da Selecção Portuguesa, Rui Patrício, jogador criado na formação do Sporting. Analisando o Plantel actual, chegamos à conclusão que estamos necessitados de algumas contratações para a equipa titular, já que existem jogadores que não são alternativas a curto-prazo para um plantel competitivo.
No entanto, irei analisar posteriormente a equipa B e de Juniores para dar continuidade à política de uso de jogadores da formação para os potencializar para daqui a uns tempos, ou até mesmo esta época poderem ser jogadores para a equipa principal.

Chegou a hora de conhecer os meus jogadores, e ter um primeiro contacto com eles.
O primeiro contacto por vezes pode ser a chave para a motivação e determinação dos jogadores, e de acordo com o passado histórico do Sporting, penso que os objectivos ideais passam pela qualificação para a Liga dos Campeões. Confrontados com este objectivo, os jogadores reagiram muito bem, e sentiram-se optimistas e confiantes sobre este objectivo.

Agora que estamos em início de trabalho de Pré-Época, está na altura de começar a treinar, e os jogos particulares estão a chegar.