Chegou a hora de configurar o Treino. Como estamos na Pré-Época, é crucial preparar a equipa para os jogos oficiais. Por isso, o treino e os jogos particulares tomam uma especial importância.
Se possível, marquem cerca de 10 jogos particulares, mesmo que os jogadores estejam mesmo muito cansados. Todo este cansaço irá ser recompensado com um alto conhecimento das tácticas, e preparação física para a época que vai agora começar.

Atenção: este planeamento serve para TODAS as equipas!

Vamos lá então!
Se tiverem cerca de 4 ou mais contratações na época, coloquem como treino principal "Coesão da Equipa" com intensidade "Muito Alta". O Plano deverá estar mais à esquerda possível ("Mais Treino de jogo"), e não iremos dar folga nem antes nem depois do jogo. Já o Treino para Jogo será focado nas tácticas:


Assim que tenham feito 10 jogos com a equipa (sejam particulares ou não), mudem o vosso treino. A vossa equipa já deverá estar familiarizada com as tácticas, e com boa condição física para a época que aí vem. Então, iremos mudar o Treino Geral para "Coesão da Equipa" - intensidade "Média", no Plano estará no primeiro traço após o "Mais Treino de Jogo", o que vos dará cerca de 2 dias e meio de preparação de jogo, e coloquem "Dar folga antes do jogo". Depois, no "Treino Para Jogo", se o vosso adversário for forte coloquem "Posicionamento Defensivo", se o adversário for fraco coloquem "Movimento Atacante".

Como sempre, há excepções. Se começaram a época oficial e ainda a vossa equipa não está familiarizada com as tácticas, nem fizeram 10 jogos desde as férias é o seguinte:

- Se fizeram mais de 4 transferências: Treino Geral "Defesa" - intensidade "Muito Alta", Plano no primeiro traço após o "Mais Treino de Jogo", e colocam o visto no "Dar folga antes do jogo". No "Treino Para Jogo", coloquem "Bolas Paradas Def.".

- Se não fizeram mais de 4 transferências: Treino Geral "Coesão da Equipa" - intensidade "Média", Plano no primeiro traço após o "Mais Treino de Jogo", e colocam o visto no "Dar folga antes do jogo". No "Treino Para Jogo", coloquem "Posicionamento Defensivo".

- Se seguiram tudo isto e mesmo assim estão a obter maus resultados: Treino Geral "Atacante" - intensidade "Média", o Plano e Treino de Jogo são iguais ao que falei acima em caso normal.



Em termos de treino de Equipa estamos conversados. Vamos agora ao treino Individual.

O treino de Equipa é bastante importante, pois todos os jogadores devem estar com um bom entrosamento, conhecerem os seus movimentos e, em conjunto com a táctica, fazer boas exibições. Mas só isso não chega, e como queremos que os jogadores evoluam de acordo com o seu potencial e o que poderão mais tarde ou mais cedo acrescentar à equipa, temos de os orientar para tal.

Não há jogadores iguais (em mentalidade, posicionamento e em termos técnicos). No entanto, temos de os moldar de acordo com o que pretendemos. Uma das opções é desenvolver o que o nosso staff indica como pontos fracos do jogador. Outra, e a meu ver a mais importante, é desenvolver os jogadores de acordo com a posição / papel que desempenham em campo. Assim desenvolvem todas as competências e atributos chave à posição onde jogam. Vejam a vossa táctica, e metam os vossos jogadores a treinar!

No meu caso, de acordo com a táctica que uso ficam aqui os treinos individuais:
- Guarda-Redes: Jogo de Mãos, Rapidez, Reflexos;
- Laterais: Rapidez, Defesa Lateral;
- Centrais: Defesa Central;
- Médios Centro: Médio Área-a-Área;
- Extremos / Médios Ala: Ala Defensivo;
- Avançados: Avançado Completo;

Se não concordam nem pretendem este tipo de treino, é muito simples... atribuam o treino Individual a um membro do Staff (normalmente o Treinador-Adjunto). Ele consoante a vossa táctica e o que acha que o jogador deve treinar irá modificar e pô-lo a treinar. (Tens é de confiar no teu Staff!)



Outra coisa que também costumo fazer é treinar posições diferentes para cada jogador, por exemplo colocar um defesa direito a treinar o lado esquerdo, assim em caso de lesões esse jogador pode muito bem substituir outro, e oferece maior polivalência e escusamos de ir ao mercado.


Na próxima publicação, irei falar sobre o Staff.
Fiquem atentos!