Estamos a 14 de Julho de 2013, em plena Pré-Época. Acabado de chegar ao Sporting Clube de Portugal, está na altura de pôr os jogadores a treinar com vista a preparar a nova época, bem como habituarem-se ao novo sistema táctico (quer queiramos quer não, cada treinador tem o seu ponto de vista sobre como colocar a equipa a jogar).

Tenho cerca de 2 tácticas: uma para jogos em casa, outra para jogos fora. Porquê?
Cada jogador, e consequentemente a sua equipa, tem um rendimento maior em casa (e o jogo está desenhado assim). Tal como na vida real, um jogador tem tendência a jogar melhor em casa (joga no seu próprio estádio, perante os seus adeptos) do que fora. O que significa que precisamos de um sistema táctico poderoso em casa, aproveitando o 12º jogador e a consequente motivação dos adeptos, e um sistema táctico mais pragmático para os jogos fora.

A minha táctica de "Casa" é um 4-2-2-2, com tendência pela posse de bola e jogo curto, porém com a utilização de extremos (que o Sporting tem), queremos criar mais oportunidades e espaços para criar perigo. Em termos de defesa, esta irá estar em linha, com alta pressão e marcação apertada. (Lá está, jogamos em casa, temos de ser nós a dominar o jogo!)


Esta táctica (tal como a que irão ver a seguir) não é de minha autoria. É do Jassar, do fórum FM Scout. Após pesquisar várias tácticas dele, achei por bem utilizá-la, de acordo com o futebol utilizado na Europa, e o futebol ofensivo que espero trazer para o Sporting. Temos de trazer adeptos aos jogos, e penso que este tipo de futebol é o ideal para o fazer.

A táctica que uso para os jogos "Fora" é um 4-1-4-1, e é bastante semelhante com a táctica dos jogos em Casa. A única diferença é que os extremos estão recuados, e em vez de um Avançado, temos um Trinco, para termos maior domínio no meio-campo e por sua vez, ajudar a defesa, dando solidez ao jogo. Os dois médios-centro, com a retirada de um Avançado, passam a estar mais activos e a terem uma maior importância na construção do ataque, daí termos um a atacar e outro a apoiar.


Também é importante em termos tácticos as Bolas Paradas. Todos nós sabemos o quão importantes podem ser, pois a qualquer momento podemos marcar (ou sofrer) através de um canto ou livre.
Após ter pesquisado sobre Bolas Paradas, consoante a versão do FM que tiverem (a minha é a 14.1.3), existem Bolas Paradas adequadas a cada versão (pois o motor de jogo muda, se já são fãs de FM há uns anos, devem ter percebido que neste FM as Bolas Paradas estão cada vez mais difíceis). No entanto, há sempre "solução".

Pois bem, para Cantos Ofensivos aqui está o que irei utilizar:


Para defendermos nos Cantos:


Para Livres (Ataque):


Para Livres (Defesa):


Lançamentos Laterais (Lado Esquerdo):


Lançamentos Laterais (Lado Direito):


Já está. Na próxima publicação, vamos falar de Treino (Individual e de Equipa), para prepararmos a Pré-Época da melhor forma.

Fiquem atentos!