E assim chegou ao fim a minha primeira época ao serviço do Sporting Clube de Portugal. Após um fim de campeonato renhido, e depois do balanço que fiz a meio da época (onde me encontrava em 2º lugar, a 3 pontos do FC Porto) vou vos então mostrar e dar um balanço da época num todo.

LIGA PORTUGUESA

Pois bem, no campeonato consegui ultrapassar o FC Porto no Estádio do Dragão com uma vitória por 2-1 arrancada a ferros nos descontos, ficando igualado em pontos, mas porém com vantagem directa após o empate a 1 na primeira volta, e esta vitória fora. Esta incrível igualdade em pontos manteve-se até à última jornada, em que me sagrei campeão nacional, após o Porto ter empatado com o Braga. Este trajecto não foi fácil, pois ainda tive alguns sustos pelo meio, como uma derrota em casa com o Vit. Setúbal em Fevereiro, e 2 empates consecutivos com Vit. Guimarães (casa) e Benfica (fora).

Esta foi a classificação final:


O meu Sporting Clube de Portugal, o Porto e o Paços de Ferreira (play-off) passam à Liga dos Campeões, Benfica e Braga na Liga Europa (Jorge Jesus foi despedido). Em termos de estatísticas e prémios:
  • Melhor Guarda-Redes: Hélton (FC Porto)
  • Melhor Defesa Central: Mangala (FC Porto)
  • Melhor Defesa Lateral: Siqueira (SL Benfica)
  • Melhor Avançado: Jackson Martínez (FC Porto)
  • Mais Assistências: Tiago Pinto (Marítimo) - 12 assistências
  • Melhor Marcador: Bébé (P. Ferreira) - 19 golos
  • Jovem Jogador do Ano: Alex Sandro (FC Porto)
  • Jogador do Ano: Bébé (P. Ferreira)
  • Treinador do Ano: Cristiano Vagos (Sporting CP)



TAÇA DE PORTUGAL

Como dito a meio da época, iria ter um jogo frente ao SL Benfica no Estádio da Luz, a contar para os quartos-de-final da competição. Esse jogo ficou 1-0, com o golo a surgir aos 80'. Quem venceu a Taça de Portugal foi o FC Porto, após ter derrotado o SL Benfica por 1-0.


TAÇA DA LIGA

Tal como dito anteriormente, ficámos pela Fase de Grupos, após termos ficado em 2º lugar, logo atrás do P. Ferreira, que perdeu na final com o FC Porto por 2-0.


EQUIPA

O meu plantel sofreu várias alterações ao longo da época.
Nesta 2ª volta, rescindi contrato com Jeffrén (após várias conversas sobre um baixo rendimento nos treinos, jogos fracos, não valia a pena pagar salários elevados a este jogador, pelo que foi mais rentável rescindir) e Iván Piris (cujo contrato finalizava no final de Junho, e não quis reduzir o seu salário após termos iniciado a renovação - um dos mais bem pagos no plantel, sem justificar em termos competitivos).
Luca Antonelli, jogador que contratámos por empréstimo no início da época, está prestes a terminar o seu contrato com o Génova, e ainda se iniciou negociações com o seu agente, mas o jogador pede um salário alto, e com o clube a atravessar um mau momento financeiro é vital reduzir despesas e rentabilizar ao máximo os jogadores e respectivos salários. Iremos ao mercado para procurar alternativas para o lado esquerdo da defesa, já que Evaldo e Jefferson não apresentam capacidade para o ataque ao título e à Champions no próximo ano. Maurício e Rinaudo também irão ser próximos "problemas" a tratar, ambos jogaram pouco e não são alternativas capazes. Diogo Salomão foi bastante utilizado durante esta 2ª volta, mas com as contratações que já efectuámos (surpresa!) não irá ter lugar em Alvalade. Também não iremos activar a cláusula de venda de Fredy Montero (vindo de empréstimo do Seattle Sounders), pois também já temos referência para o ataque (mais uma surpresa), bem como Diego Rubio e Valentín Viola irão regressar em breve do empréstimo.

Boa época para Salim Cissè, que com tantos jogos como Fredy Montero foi o nosso melhor marcador com 20 golos. Uma lesão grave retirou-o dos relvados neste final de época.

Em suma, foi um balanço positivo de época. Apesar de não termos estado em todas as frentes, ganhámos o campeonato, que não era nosso desde 2002. Veremos o que irá acontecer no futuro, e que plantel se irá construir para a próxima época, que desde já digo que terá 7 semanas (para preparar bem as tácticas, bem como promover um maior entrosamento entre a equipa).

Como sempre, podem comentar todos os artigos do Mister, bem como dar a vossa opinião, ou pedir algum tutorial relativo ao Football Manager. Não tenham vergonha!